Project

Posted on:

Casa da Ilha, Porto

Arte a Lote

Shared By

Arte a Lote, Arte a Lote


Project Name

Casa da Ilha, Porto

Location

Rua 5 de Outubro, 128



Project Status

Concept Proposal

Year Completed

2008

Size

99,773 sq. meters

Construction Cost

$13,300,000


Team

  • Sandra Patrícia Ferreira

Consultants

  • Other: Paulo Maias De Carvalho


Certifications and Designations



View all (7) images

Project Description

Habitação de interesse social, devido ao enquadramento histórico.

Trata-se da reabilitação de um Lote numa tipologia de habitação unifamiliar/plurifamiliar em banda, denominado de Ilha, no Porto (vila, em Lisboa, Villa em França) - loteamentos no interior dos quarteirões para criação de residências familiares.
Esta habitação está enquadrada numa "ilha", isto é, um bairro operário com características atípicas. As habitações em banda são distribuídas através de uma rua com 3 metros de largura. Na entrada de cada existe um pátio ou espaço ajardinado na mesma proporção de implantação do edifício habitável. É uma ilha especial por causa da escala e da modelação do terreno.

A reabilitação do lote consistiu na remodelação integral do interior, mantendo o mesmo número de compartimentos habitáveis.
Cozinha e Sala no piso de entrada, dois quartos e instalação sanitária no primeiro piso e o aproveitamento da mansarda (águas furtadas). Poderemos caracterizar triplex, compacto.
Apesar de ter uma única frente, os pisos são ventilados na vertical pela caixa de escadas e todos os espaços habitáveis têm luz direta.
O pavimento é todo em madeira. O processo de construção é simples. Laje armada e ventilada no rés-do-chão. Pisos superiores em estrutura de madeira. Aplicação de pavimento continuo em soalho, da mesma igual às escadas. Existe uma parede em alvenaria central que permite o ancoramento das vigas e das escadas. As restantes paredes divisórias são em gesso cartonado.
A magia da habitação consiste no facto de permitir a eliminação ou reposição das divisórias ligeiras transformando os pisos superiores em espaços amplos, em função da necessidade dos habitantes. A habitação foi pensada nessa versatilidade.

http://www.edizioniets.com/scheda.asp?n=978-884672251-5
Advertisement
Add a Project
Publish Your Projects Show off and upload images, text, and video of your work. We pick the very best for our project newsletters. Upload

Join the Discussion

Please read our Content Guidelines before posting

Close X